quarta-feira, 6 de novembro de 2013




Anos de Chumbo


Ficou conhecido na história brasileira como “anos de chumbo” o período em que esteve no poder o general Emílio Garrastazu Medici, o terceiro presidente eleito indiretamente desde o Golpe Militar de 1964, e membro da chamada “linha dura” das Forças Armadas, favorável a um aumento dos métodos repressivos e antidemocráticos.
Em meio a todo o verniz de prosperidade que o regime fazia questão de propagar, vendendo uma imagem de Brasil forte e progressista, estava em curso o governo que é considerado o mais duro e repressivo de todo o ciclo do Regime Militar, onde a repressão à oposição armada cresce como nunca, a censura a todos os meios de comunicação é posta em prática, atingindo jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística, sendo que nesse processo muitos veículos não terão mais como funcionar regularmente.
Mesmo com essa intensa repressão, a sociedade protestava por meio da música. Utilizavam frases de duplo sentido para conscientizar a população, que por muitas vexes eram passadas despercebidas pela rigorosas fiscalizações por parte da ditadura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário