segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Negros com cabelos loiros naturais: a variação genética dos habitantes da Melanésia.


Cabelos loiros são mais comuns em pessoas de pele clara, assim como os negros têm tendência a nascerem com os cabelos escuros e crespos. Apesar dos fatos serem os mais comuns, em uma região da Oceania é possível encontrar negros com cabelos naturalmente loiros.
Antes da série de estudos, os cientistas acreditavam que tal fenômeno dava-se por fatores externos, como exposição ao sol ou uma dieta rica em peixe - alimento muito consumido na região. Outra explicação seria a herança genética de ancestrais distantes - mercadores europeus que passaram pelos arquipélagos.
A equipe do geneticista Carlos Bustamante, recolheu saliva e pigmentação do cabelo de 1000 moradores das Ilhas Salomão - com atenção especial para um subconjunto, formado por 43 loiros e 42 pessoas de cabelos escuros. Com a quantidade significativa de material, conseguiram rapidamente identificar um gene responsável pela variação de cor, chamado por TYRP1. Esse gene é conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos e sua variante encontrada nos fios loiros dos habitantes da Ilha, é exclusiva aos melanésios.

FONTE: http://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/negros-com-cabelos-loiros-naturais-a-variacao-genetica-dos-habitantes-da-melanesia_a777/1#2

Nenhum comentário:

Postar um comentário