sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Um Símbolo de vitória e competência.

Benjamin S. Carson é um médico neurocirurgião, psicólogo, escritor, professor e filantropo estadunidense, mais conhecido pelos seus trabalhos com pediatria e neurocirurgia. Atualmente ele é diretor do Departamento de neurocirurgia pediátrica do Hospital Johns Hopkins. 

Carson nasceu em Detroit, Michigan. Seus pais se divorciaram quando ele tinha oito anos e a sua mãe a Sra. Carson foi responsável pelo Benjamim e seu irmão mais velho. Ela trabalhava em dois e às vezes em três empregos ao mesmo tempo. 

Na escola, quando ele cursava o ensino fundamental, teve muitas dificuldades de aprendizagem e acabou virando o pior aluno de sua classe, sendo alvo de muitos abusos de seus colegas, o que o fez desenvolver um comportamento bastante agressivo. Sua mãe de tudo fez para que Benjamin mudasse o seu comportamento, limitando o seu tempo de assistir televisão, exigindo a leitura de livros e o relatório sobre cada um deles, apesar de que ela não sabia os ler muito bem , pois havia abanado a escola na terceira série para se casar.

Logo que as exigências foram aplicadas ao Benjamin ele apresentou novos
conhecimentos para sua classe, causando a surpresa de todos. Depois de determinar que queria seguir a carreira de psiquiatria , ele se formou com honras no Ensino médio, com a participação da Universidade Yale, onde obteve uma licenciatura em psicologia. Depois ele estudou na faculdade de medicina da Universidade de Michigan, onde seu interesse se deslocou para a neurocirurgia. Ele tem uma ótima coordenação motora e um excelente raciocínio , o que faz dele um excelente cirurgião. 

Depois de passar pela universidade ele tornou-se o primeiro afro-americano residente de neurocirurgia do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore. Ele fez cirurgias inovadoras nos primeiros sete anos de sua carreira. Foi o primeiro médico a realizar uma cirurgia em um feto dentro do útero (cirurgia intra-uterina), isso se reflete também em seus inúmeros avanços na neurocirurgia, como o desenvolvimento de um novo método para o tratamento de tumores do tronco cerebral. No entanto, até o final da década de 1980, ficou conhecido por fazer hemisferectomias e separação de gêmeos siameses em um procedimento que no passado, antes de ele ter tentado, poucos gêmeos sobreviveram a cirurgia, devido a sua complexidade.

Está aí um grande exemplo de um homem que enfrentou todos os preconceitos e dificuldades apresentados na sociedade e na familia para realizar seus sonhos.

  • Postagem sugerida pela aluna Sâmara Nunes 

Um comentário:

  1. O filme "Mãos talentosas" conta a vida do Ben Carson. É um filme maravilhoso, fica aí a dica!

    ResponderExcluir